icon clock Leitura 2 min

1° vice-presidente Paula Castanheira representa APMP em reunião da CONAMP

II reunião ordinária do conselho deliberativo do biênio 2020/2022 aconteceu em 28 de maio

A 1° vice-presidente da APMP (Associação Paulista do Ministério Público), Paula Castanheira Lamenza, representou a entidade de classe na II reunião ordinária do biênio 2020/2022 do conselho deliberativo da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público). O encontro foi realizado por videoconferência na última quinta-feira (28). Paula Castanheira representou a APMP no evento pois o presidente da entidade, Paulo Penteado Teixeira Junior, não pôde participar em razão de uma reunião presencial com o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, e com o subprocurador-geral de Justiça, Arnaldo Hossepian Junior, para tratar de assuntos institucionais.

Na oportunidade foi definida a ratificação de nota pública da entidade em defesa do sistema acusatório e das prerrogativas do Ministério Público brasileiro. Já está em andamento o estudo de possíveis providências jurídicas a serem encampadas pela entidade.

Os integrantes do conselho deliberativo ainda trataram de diversas outras ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal e no Conselho Nacional do Ministério Público.

Debate online

Devido ao distanciamento social, diversos eventos da CONAMP e afiliadas ocorrem virtualmente. O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou do primeiro webinar da iniciativa “Ministério Público e Sociedade em foco” – uma ação integração da Escola Nacional do MP (Enamp/ Cdemp), CONAMP e CNPG. A transmissão online contou com a participação do procurador-geral da República, Augusto Aras, e do presidente do CNPG, Fabiano Dallazen.

No instagram da CONAMP é possível acompanhar o “W Free Talks” – encontros no formato de lives em que figuras femininas inspiradoras, atuantes nos mais diversos domínios, compartilham experiências e falam sobre suas trajetórias de vida. A ação é promovida pela comissão de mulheres da CONAMP, coordenada pela diretora da APMP Mulher, Gabriela Manssur. Já participaram a subprocuradora da República, Raquel Dodge, e a conselheira do Conselho Nacional de Justiça Ivana Farina.

Na mesma linha, a CONAMP e a Associação Mineira do Ministério Público irão realizar em junho o I Congresso Nacional ONLINE de Vitimologia e Direitos das Vítimas Criminais. As inscrições estão abertas e o evento é exclusivo para os membros do Ministério Público (de qualquer ramo).

Já nas redes sociais ainda estão no ar as campanhas #OMinistérioPúblicoNãoPara, #MinistérioPúblicoForte e #ElasAvante.