icon clock Leitura 2 min

Sugestão de Paulo Penteado ao senador Paim é reportada no Portal de Notícias do Senado

 A notícia “Senador quer levar grupo ao Chile para conhecer sistema previdenciário”, informa que a visita ao país sul-americano foi recomendada pelo promotor de Justiça Paulo Penteado Teixeira Júnior

 A notícia “Senador quer levar grupo ao Chile para conhecer sistema previdenciário”, informa que a visita ao país sul-americano foi recomendada pelo promotor de Justiça Paulo Penteado Teixeira Júnior

O Portal de notícias do Senado Federal citou a participação ativa do presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado Teixeira Junior, no Congresso Nacional, sobre o tema Reforma da Previdência. Nesta segunda-feira (8/4), o site oficial da Casa Legislativa publicou a notícia “Senador quer levar grupo ao Chile para conhecer sistema previdenciário”, referindo-se a Paulo Paim (PT-RS). O senador informou, durante audiência pública sobre o tema, que apresentou um requerimento no Plenário para que um grupo de senadores possa ir até o Chile conhecer melhor o sistema de capitalização adotado pelo país.

A notícia dizia: “A visita ao país sul-americano foi recomendada pelo promotor de Justiça Paulo Penteado Teixeira Júnior, presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e assessor especial da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), que ressaltou o fato de o Chile ter adotado o sistema de capitalização que resultou, segundo ele, na perda de renda dos aposentados”.

Paulo Penteado tem apresentados dados, inclusive o fez no Senado federal, que comparam a proposta enviada ao Congresso pelo governo Federal (PEC 6/19), que sugere a alteração do sistema previdenciário do atual solidário para o de capitalização, com o adotado pelo governo chileno na década de 1980.

O presidente da APMP, acompanhado do presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Jayme de Oliveira, e do o presidente da Federação Latino Americana de Magistrados (FLAM), Walter Barone, esteve no final de março reunido com os membros da Associação dos Magistrados do Chile e os professores Cláudia Sanhueza, economista e phD pela Universidade de Cambridge, e Andras Uthof, economista e doutor pela Universidade de Berkeley, em Santiago, no Chile para conhecer e discutir o modelo do regime previdenciário daquele país.  Na ocasião, os professores fizeram uma exposição sobre a atual realidade e mostraram as dificuldades enfrentadas pela população Chilena, frente este sistema.

Segundo dados fornecidos pelo vice-presidente da Associação de Magistrados do Chile a Paulo Penteado, Jayme de Oliveira e Walter Barone, o prometido aos chilenos na época da reforma nem de longe foi cumprido. Dados de jornal da época mostram que a promessa é que em 2020  (próximo ano), com o regime de privatização, as aposentadorias chegariam a 100% do salário, mas não ultrapassam os 20 ou 30%. Todo este material foi enviado ao Senador Paim, que preocupado com os dados apresentados, protocolou o requerimento.

Clique abaixo para ler a íntegra da notícia:

Senador quer levar grupo ao Chile para conhecer sistema previdenciário