icon clock Leitura 2 min

Paula Castanheira participou da abertura do Congresso da ANPT

O Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho foi realizado em SP

A procuradora de Justiça e 1ª vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paula Castanheira Lamenza, participou da abertura do XXIV Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho (CNPT), realizado em São Paulo, na quinta-feira (28). Na ocasião, representou o presidente da  Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Victor Hugo Azevedo.  Esta edição do evento, que marca os 40 anos de fundação da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, tem como tema “Os desafios do MPT no novo cenário político, econômico e social”.

Na abertura do evento, o presidente da ANTP, Ângelo Fabiano Farias da Costa, agradeceu a presença de todos e destacou a trajetória da instituição durante os 40 anos, além de anunciar a criação da Comissão ANPT Mulheres, que tem como objetivo o estudo e o debate das questões relativas à promoção da efetiva igualdade entre os gêneros.

Presente, o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, parabenizou a entidade pelas quatro décadas de existência, ressaltando a importância do tema escolhido. “Esse é o mundo real, ignorar isso é, antes de tudo, um comportamento desonesto em relação aos colegas”, apontou.

Por sua vez, o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, exaltou o papel do Ministério Público do Trabalho na garantia dos direitos sociais, dando ênfase à intervenção constitucional dos procuradores do Trabalho nas relações laborais e sua importância na manutenção da democracia e do Estado Democrático de Direito. “A democracia não é um caminho, é o único caminho”, frisou.

A seguir, os participantes assistiram ao vídeo institucional  por ocasião dos 40 anos de fundação da ANPT.

Os presentes, por fim, acompanharam a palestra da conferencista Lúcia Helena Galvão – Filósofa e Professora de Filosofia da Organização Nova Acrópole do Brasil. Poetisa, que palestrou acerca do tema: “Aspectos filosóficos do relacionamento humano”.

O evento iniciou-se no dia 28 e prosseguirá até o dia 31 de março, no Hotel Renaissance, em São Paulo.