Antonio Farto Neto recebe homenagem na Câmara Municipal de Sorocaba
APMP foi representada por seu 1º vice-presidente, Francisco Cirillo
O promotor de Justiça Antonio Domingues Farto Neto foi homenageado, na quinta-feira (19/04), em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba. A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) foi representada por seu 1º vice-presidente, Francisco Cirillo.
Na ocasião, Farto Neto recebeu o título de Cidadão Emérito de Sorocaba pela contribuição de seu trabalho na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e pelo seu histórico profissional. A solenidade foi presidida pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), e o título, aprovado por unanimidade, foi concedido por iniciativa do então verdeador Hélio Godoy.
Após os discursos, um vídeo mostrou momentos da vida pessoal e da carreira de Farto Neto. Em seu discurso, o promotor de Justiça destacou três pontos essenciais para o ser humano, chamados por ele de pontos de contato, sendo a família, a centelha dentro de cada um e a necessidade de não perder a dimensão humana. Emocionado, ele agradeceu o título e reverenciou os presentes, todos, segundo ele, amigos. “Com cada um de vocês, eu tenho uma história”, disse ao plenário lotado da Câmara. “É emocionante acima de tudo. Renova a nossa fé, os valores de família, de educação. Tenho muitos amigos aqui, que estudaram comigo nas escolas primárias, na faculdade, pessoas que foram meus estagiários, promotores com os quais eu fui estagiário”, afirma. “Sinto-me um cidadão comum de Sorocaba, um cidadão que veio da escola pública de Sorocaba, que estudou em uma faculdade de Sorocaba e que, através do cargo de promotor de Justiça, conseguiu devolver para a sociedade um pouco daquilo que ela me deu”, disse. “Nunca imaginei receber uma homenagem como esta”, concluiu.
Membros da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) prestigiaram a entrega do título a Farto Neto. Do Conselho de Administração, estavam presentes o presidente, César Augusto Ferraz dos Santos, além de Laelso Rodrigues, Silvio Carlos Cariani e Célio Albino Dal Belo. Do Conselho Superior, estavam o presidente, Valdir Euclides Buffo Junior, e o vice-presidente, Miguel Stevan Nogueira Mora. Já do Conselho Consultivo, prestigiaram a cerimônia Diogo Correa de Morais Aguiar e Archimedes Alvarenga da Silva. Ainda da FUA, Luiz Antonio Zamuner e José Feliciano Delfino Filho, do Conselho Editorial, participaram do evento. O presidente da Loja Maçônica Perseverança III (PIII), Hélio Sola Aro, também esteve na solenidade. O presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, Alexandre Latuf, também acompanhou a entrega do título ao promotor de Justiça Farto Neto.
O evento ainda contou com a presença de secretários municipais: Werinton Kermes (Cultura), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos) e Eric Vieira (Gabinete Central). O ex-prefeito de Sorocaba Paulo Mendes também estava presente na cerimônia. Luiz Augusto Zamuner foi o advogado que representou a Advocacia-Geral da União (AGU). Participou também o coordenador-geral da Defesa Civil da Prefeitura, José Augusto de Barros Pupin.
Biografia
Antonio Domingues Farto Neto nasceu em Sorocaba. Filho de comerciante e de dona de casa, tem dois irmãos e dois filhos. É formado em Direito pela Fadi, curso concluído em 1987. Ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo em 1990, passando por diversas comarcas, como Campinas, São Pedro, Itapira, Piedade e Salto. Em 1998, passou a atuar em Sorocaba. Entre 2004 e 2013, dedicou-se à Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, papel que desempenha atualmente. Farto Neto também tem passagem pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
(Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul / Sorocaba)