Falta de consenso adia decisão sobre debate para PGJ
Divergindo dos demais, representante do candidato Marcio Sergio Christino quis debate aberto a toda a imprensa
Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (26/03), pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP), a primeira reunião com os representantes dos três candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2018/2020, evento em que deveriam ser decididas a data e as regras do debate, proposto pela Associação. Estiveram presentes o subprocurador-geral de Justiça Mario Luiz Sarrubo e o promotor de Justiça Fernando Kfouri, representando o candidato e atual procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio; em nome da candidata e procuradora de Justiça Valderez Abbud, estiveram os procuradores de Justiça Alberto Carlos Dib Junior e José Avelino Grota de Souza; já representando o candidato Marcio Sergio Christino, compareceram os promotores de Justiça Valeria Maiolini e Luiz Roberto Cicogna Faggioni, diretor do Departamento de Saúde da APMP.
A reunião, porém, foi suspensa e será retomada na próxima segunda-feira (02/04), devido à falta de consenso entre os presentes. Levando em consideração a atual conjuntura política, bem como que a discussão sobre a chefia institucional envolve questões sensíveis e estratégicas, foi sugerido pelo presidente da APMP, José Oswaldo Molineiro, a realização de debate voltado aos associados, com o que não concordou o representante do candidato Marcio Sergio Christino, Luiz Roberto Faggioni. Este afirmou, em nome do candidato Marcio Christino, o desejo de que o encontro seja aberto a toda a imprensa e veiculado em transmissão aberta.
Os representantes dos candidatos Valderez Abbud e Gianpaolo Smanio discordaram dos representantes do candidato Marcio Sergio Christino. Diante do impasse, deliberou-se entre os representantes presentes o adiamento da reunião para que se obtenha consenso entre os candidatos sobre as regras e o formato do debate.
Durante a reunião, foi entregue aos representantes presentes uma minuta, formulada pela APMP, de regras para o debate.
Antes do encerramento da elaboração da presente notícia, a Assessoria de Imprensa da APMP foi surpreendida por uma ligação telefônica formulada pelo jornalista Alexandre Garcia, redator de Política e Economia do Portal R7. O referido jornalista indagou por que a imprensa não poderia acompanhar o debate para procurador-geral de Justiça, promovido pela APMP, afirmando já estar em posse das “regras do debate”, que, na realidade, são apenas sugestões encaminhadas aos candidatos para, em consenso, definirem as regras.