icon clock Leitura 3 min

Diretoria da APMP participa de bate-papo ao vivo sobre Previdência com senador Paim

Em transmissão direta do Plenário do Senado, parlamentar, que presidiu a CPI da Previdência, agradeceu o apoio de toda a classe, em especial o trabalho desenvolvido pelo 1º secretário da APMP, Paulo Penteado

O presidente da Associação Paulista do Ministério (APMP), José Oswaldo Molineiro, o 1º secretário, Paulo Penteado Teixeira Júnior, e o assessor de assuntos parlamentares, Marcelo Rovere, acompanhados do presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Sérgio Harris, participaram na tarde da terça-feira (21/02) de bate-papo ao vivo, transmitido por rede social, com o senador Paulo Paim (PT/RS), presidente da CPI da Previdência no Senado Federal.

O encontro, transmitido diretamente do Plenário do Senado, teve como tema principal a retirada definitiva de pauta da Reforma da Previdência nesta semana, após o anúncio de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro, feito pelo presidente Michel Temer. Durante  a discussão, o senador agradeceu o compromisso e o apoio dos presentes ao seu trabalho à frente da Comissão, em especial do secretário da APMP, que por meio de sua Nota Técnica e outros estudos apresentados àquele colegiado, deu subsídios para o relatório final da CPI, aprovado por unanimidade.

“A partir desta ajuda, conseguimos esse belo resultado, que fez com que o Governo recuasse. Conseguimos provar que a Previdência é superavitária. O trabalho brilhante de Paulo Penteado foi fundamental”, ressaltou Paim (assista na íntegra ao final da matéria). Paulo Penteado, hoje considerado um dos maiores especialistas em Previdência do país, é autor na Nota Técnica sobre o tema, encampada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), que foi distribuída a todos os parlamentares, das duas Casas Legislativas.

Penteado, durante a conversa informal, lembrou que Paim não apenas presidiu a CPI, mas também ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), diante da afirmação do presidente da República, Michel Temer, de que poderia suspender o Decreto de Intervenção, caso fosse votar a Reforma. “Todo o processo de alteração constitucional fica congelado. Não é possível, neste caso, propor ou sequer discutir qualquer PEC”, garantiu Penteado.

O presidente da APMP agradeceu o senador pelo esforço e pela altivez contra a aprovação da Reforma da Previdência. “Agradeço não apenas como representante de uma classe, mas em nome de toda a sociedade brasileira, que acabaria prejudicada por uma reforma idealizada sem uma discussão maior com a sociedade”, finalizou.

Após o encontro com o senador Paulo Paim, os diretores rumaram ao plenário da Câmara dos Deputados, onde se realizava sessão do Congresso Nacional. Durante o curso da sessão, reuniram-se com diversos parlamentares, entre eles o senador José Pimentel (PT/CE), 1º secretário do Senado, e os deputados Goulart (PSD/SP), Ivan Valente (PSOL/SP), Capitão Augusto (PR/SP), Major Olímpio (SD/SP), Paulo Freire (PR/SP) e João Paulo Papa (PSDB/SP), entre outros, a fim de  conversar sobre assuntos de interesse da classe e da instituição.

Assista na íntegra o bate-papo abaixo: