icon clock Leitura 1 min

Promotor de Justiça publica artigo na Folha de S.Paulo

Texto aborda a baixa confiabilidade pública nos políticos brasileiros e a possibilidade de eleição de pessoas independentes em 2018, para que se discuta um novo marco legal para as siglas

A edição de quarta-feira, 04/10, do jornal Folha de S.Paulo traz um artigo intitulado “Candidatos avulsos pelo bem da democracia”, de autoria do promotor de Justiça Roberto Livianu, um dos assessores do Departamento de Assuntos Institucionais e Parlamentares da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (Inac). O texto aborda a baixa confiabilidade pública nos políticos brasileiros e a possibilidade de eleição de pessoas independentes em 2018, para que se discuta um novo marco legal para as siglas.

Ressalta trecho do artigo: “Parece razoável pensar em admitir que pessoas possam exercer seus direitos políticos de candidaturas independentemente de partidos, como se admite hoje em quase todo o mundo e como prevê o pacto de San José da costa Rica, do qual o Brasil é signatário, que não exige filiação partidária para uma candidatura política. Trata-se de um direito natural e universal”. E complementa: “A eleição de pessoas independentes, sem partido, no pleito de 2018 pode contribuir para que partidos se reinventem”.

 

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO ARTIGO PUBLICADO PELA FOLHA DE S.PAULO