Senado sabatina e aprova recondução de Arnaldo Hossepian ao CNJ
Procurador de Justiça paulista havia sido indicado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, depois de ter seu nome referendado em eleição interna do MPSP
O procurador de Justiça Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior foi sabatinado e aprovado em sessão realizada no Senado Federal nesta quarta-feira, 23/08, para sua recondução a um novo mandato de dois anos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na vaga destinada aos Ministérios Públicos estaduais. Por 21 votos a 1, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o nome do procurador de Justiça paulista, que havia sido indicado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, depois de ter seu nome referendado em eleição interna do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). Agora, o nome de Arnaldo Hossepian seguirá para nomeação pela Presidência da República.
Membro do Ministério Público desde 1987 e professor de Direito Penal na Faculdade de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) desde 2001, Arnaldo Hossepian já cumpriu um primeiro mandato no CNJ, no biênio 2015-2017. Em São Paulo, integrou a assessoria dos procuradores-gerais de Justiça Paulo Rodrigo César Rebello Pinho (entre 2004 e 2007) e Fernando Grella Vieira (2009 a 2012). Foi também secretário-adjunto da Secretaria do Estado da Segurança Pública (2010-2011), membro eleito do Órgão Especial do Colégio de Procuradores (2010-2011 e 2014-2015) e subprocurador-geral de Justiça de Relações Externas na gestão do PGJ Marcio Fernando Elias Rosa (2012 a 2015).
Durante o primeiro mandato como conselheiro do CNJ (2015-2016), Arnaldo Hossepian prestigiou duas edições do Seminário Jurídico dos Grupos de Estudo, organizado e realizado pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP) no Guarujá, litoral paulista, e uma edição do Encontro de Aposentados, em Campos do Jordão (SP). Também compareceu à posse solene da atual diretoria da entidade de classe, em março deste ano. No referido mês, visitou a diretoria da APMP na Sede Executiva, no Centro de São Paulo, onde foi recebido pelo 1º vice-presidente, Marcio Sérgio Christino, e pelo 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa (foto).
(Com informações do site do MPSP)