APMP e MPSP participaram da abertura da quarta edição do “Pop Rua Jud” em São Paulo
Evento organizado com moradores em situação de rua pelo TRF3 vai até 17 de maio
A Diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), representada pelo Diretor de Saúde Francisco Calejon, e Ministério Público de São Paulo, representado pelo Subprocurador-Geral de Justiça Roberto Barbosa Alves, participaram da abertura da quarta edição do “Pop Rua Jud Sampa”, iniciativa que oferece à população vulnerável serviços de assistência, orientação jurídica, saúde e cidadania. Nesta edição, o mutirão de serviços à população em vulnerabilidade acontece de 13 a 17 de maio, das 9h às 15h, na Praça da Sé.
Organizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a ação reúne mais de 70 instituições parceiras, como o Tribunal de Justiça de São Paulo, TRE, TRTs da 2ª e 15ª Regiões, além de diversas entidades públicas e organizações da sociedade civil.
Ao lado do Corregedor-Nacional do CNJ, Ministro Luis Felipe Salomão, do Presidente do TRF3, Desembargador Federal Carlos Muta, e do Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, Francisco Calejon e Roberto Barbosa Alves acompanharam os atendimentos e o trabalho voluntário das instituições participantes.
O “Pop Rua Jud Sampa” atende à Resolução CNJ n.º 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. O ato normativo prevê que os tribunais devem observar as medidas administrativas de inclusão, como a manutenção de equipe especializada de atendimento, preferencialmente multidisciplinar, em suas unidades.
O MPSP está mobilizando 10 integrantes para dar suporte a pessoas em vulnerabilidade social durante o Mutirão Pop Rua Jud Sampa.