Luiz Antônio Guimarães Marrey vai integrar missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) na Guatemala
Conselho Superior do MPSP autorizou a ida à America Central na sessão de ontem
O Procurador de Justiça Luiz Antônio Guimarães Marrey vai integrar a missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) na Guatemala para supervisionar o processo eleitoral que vai definir os novos juízes da Suprema Corte e dos Tribunais de Apelação daquele país.
O objetivo desta missão é acompanhar de forma abrangente o processo de seleção do Diretor Geral do Instituto de Defesa Criminal Pública, dos 13 juízes do Supremo Tribunal de Justiça, e de 135 juízes dos Tribunais de Recurso e outros tribunais de igual categoria para o período 2024-2029.
Por unanimidade, o Conselho Superior do MPSP aprovou, na sessão desta terça-feira (11/06), voto da relatora Nathalie Malveiro que autoriza o Procurador de Justiça Marrey a integrar a missão, uma semana por mês na América Central, entre junho e dezembro. Marrey vai continuar com as suas atribuições na Procuradoria Criminal.
A experiência adquirida por Marrey ao chefiar a Missão da OEA de Apoio ao Combate à Corrupção e à Impunidade em Honduras, entre 2018 e 2019, foi apontada como credencial, pelos integrantes do Conselho Superior.
Designada pelo Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, em resposta ao pedido do Presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, a missão especial chegará ao país nas próximas semanas para realizar as suas atividades e reunir-se com autoridades nacionais e outros grupos relevantes.