Conamp Mulher conclui congresso sobre “Democracia Sob Perspectiva de Gênero” em Brasília nesta quinta-feira (13)
MPSP esteve presente no evento
Com o tema “Democracia Sob Perspectiva de Gênero”, o Congresso CONAMP Mulher foi realizado pela CONAMP nos dias 12 e 13 de junho em Brasília (DF). O evento reuniu personalidades da sociedade civil, integrantes dos Poderes e do Ministério Público, além da advocacia.
A mesa de abertura foi composta por: Tarcísio Bonfim, Presidente da CONAMP; Deluse Amaral, Coordenadora da Comissão de Mulheres da CONAMP e Presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE); Edilene Lobo, Ministra do Tribunal Superior Eleitoral; Tadeu Alencar, Ministro do Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, substituto; Jarbas Soares Júnior, Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) e Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais; Ângelo Fabiano Farias da Costa, Corregedor Nacional do Ministério Público; Ivana Cei, Ouvidora Nacional do Ministério Público; Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Lucinéia Possar, Diretoria Jurídica do Banco do Brasil
Comitiva de São Paulo
As Promotoras de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Bruna Dourado, Carolina Augusto Juliotti, Fabiana Dal’Mas, Flavia Flores Rigolo (Diretora da APMP Mulher), Juliana Gentil, Mariana Pieragnoli Viana, Silvia Chakian e Vanessa Therezinha Almeida, além da Procuradora de Justiça Fátima Vaquero Leyser, representaram o estado durante o Congresso Conamp Mulher.
Além disso, Silvia Chakian, que também é Coordenadora da Ouvidoria das Mulheres e do Núcleo de Assistência às Vítimas do MPSP, participou do painel “Representatividade de Gênero e Interseccionalidades para a Transformação Social”.
O Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado, esteve presente na solenidade de abertura do Congresso e em palestras.
Encerramento
A palestra de encerramento coube à Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, nesta quinta-feira (13). Cármen Lúcia abordou a baixa representatividade das mulheres nos cargos eletivos, apesar de constituírem 53% do eleitorado.
Durante os dois dias, o encontro discutiu o protagonismo feminino, a perspectiva de gênero em diversos temas e a importância da equidade e representatividade das mulheres.
Posse CNPG
Ainda na quarta-feira (12), Paulo Penteado esteve presente na posse do Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, no cargo de Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG). A solenidade reuniu mais de 500 pessoas na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.
Com informações da Conamp.