icon clock Leitura 2 min
Tags: Justitia webinar

“Processo estrutural” foi tema de webinar Justitia em Debate, promovido pela APMP

Transmissão ao vivo no canal do YouTube da entidade de classe teve mais de 150 visualizações

 

Nesta quinta-feira (26/09), o Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado, abriu o webinar “Justitia em Debate: Processo estrutural”, que teve como palestrante o Desembargador Federal Edilson Vitorelli, que é o responsável pelo relatório preliminar da Comissão de Juristas que elaborou o anteprojeto de lei sobre o assunto, junto ao Senado Federal.

Apresentado pelo Conselheiro da Revista Justitia Marcos Stefani (8º Promotor de Justiça de Falências), com a participação da Promotora de Justiça e Diretora Tatiana Barreto Serra, o palestrante abriu a exposição dizendo que “processo estrutural é ferramenta e não se confunde com ativismo judicial nem com intervenção sobre políticas públicas”.

Vitorelli afirmou que a “principal característica do processo estrutural é que ele busca se adaptar a essas situações que exigem medidas prospectivas, graduais e duradouras”.

O desembargador federal também apontou uma norma fundamental do processo estrutural que é o “respeito as capacidades institucionais dos poderes e dos agentes tomadores de decisão”. Ou seja, o “judiciário como facilitador, como alguém que vai contribuir para solução e não o dono da sabedoria única para solução de todos os conflitos”, reforçou.

O Programa “Justitia em Debate” visa promover e incentivar as pessoas a colaborarem com as publicações na revista que está completando 85 anos de história e é referência nacional na divulgação da produção científica para a área do Direito. Esta última edição teve mais de 150 visualizações, no canal do YouTube da APMP.

Link para assistir ao webinar: https://www.youtube.com/watch?v=aNyyaserqp0&t=840s

Link para o anteprojeto de Processo Estrutural
https://portal.jota.info/wp-content/uploads/2024/09/relatorio-preliminar-cjprestr.pdf