APMP premia 15 ganhadores dos concursos Arrazoado Forense, Fotográfico e Literário 2024
Cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira, 9, na Sede Executiva da entidade de classe paulista
A cerimônia de premiação dos concursos Arrazoado Forense, Fotográfico e Literário – 2024, aconteceu na noite desta segunda-feira, 09/12, na Sede Executiva da Associação Paulista do Ministério Público (APMP). Ao todo foram premiados 15 associados.
O evento foi conduzido pelo 1º Tesoureiro da APMP, Pedro Eduardo de Camargo Elias, e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. Também estiveram presentes o Secretário do Conselho Superior do MPSP, Arthur Pinto Lemos Jr., Fausto Junqueira de Paula (Conselho Superior), a Chefe de Gabinete Institucional da Procuradoria-Geral de Justiça, Mylene Comploier, membros do MPSP e familiares dos premiados.
A diretoria da APMP foi representada por Gabriel Bittencourt Perez (1º Vice-Presidente), Deborah Kelly Affonso (Acompanhamento Legislativo), Dalva Teresa da Silva (Suplente do Conselho Fiscal) e Roberto Livianu (Assuntos Institucionais e Parlamentares).
Neste ano, o concurso Melhor Arrazoado Forense recebeu o nome de João Lopes Guimarães, em homenagem ao Procurador de Justiça aposentado e ex-Presidente da APMP (1975/1976), que faleceu em 19 de maio de 2024. Seu filho, o Procurador de Justiça aposentado João Lopes Guimarães Junior, esteve presente. Na ocasião, Pedro Elias disse que João Lopes Guimarães “ajudou a construir a história do MPSP e da APMP”.
Os concursos de Fotografia e Literário foram criados para estimular a produção artística e literária de seus associados e incentivar a cultura no âmbito da Instituição. Já o Melhor Arrazoado Forense visa a incentivar o aprimoramento dos membros do MPSP.
Melhor Arrazoado Forense
O Concurso Melhor Arrazoado Forense – Prêmio João Lopes Guimarães, premiou os seguintes nomes: na 1ª Instância, série Cível e Interesses Difusos e Coletivos, os Promotores de Justiça Denilson de Souza Freitas (1º colocado), Arthur Antonio Tavares Moreira Barbosa (2º colocado) e Landolfo Andrade de Souza (Menção honrosa); e na 1ª Instância, série Criminal, os Promotores de Justiça Alexandre Affonso Castilho e Luís Fernando Scavone de Macedo (1ª colocação – trabalho conjunto), Thiago Allan Xavier (2º colocado) e Fabrício Pereira de Oliveira (Menção honrosa).
A banca da 1ª Instância, Cível e Interesses Difusos e Coletivos, foi composta pelos Promotores de Justiça Alberto Camiña Moreira (aposentado), Maria Stella Camargo Milani e Gabriel Lino de Paula Pires. Já a banca da 1ª Instância, Criminal, teve os Promotores de Justiça Levy Emanuel Magno (aposentado), Cláudia Ferreira Mac Dowell e Alexandre Rocha Almeida de Moraes.
Em virtude de não ter sido apresentado o número mínimo de trabalhos na 2ª Instância, série Criminal e série Cível e Interesses Difusos e Coletivos, não ocorreram premiações nos termos do Edital.
Concurso de Fotografia
O XV Concurso de Fotografia da APMP premiou os trabalhos dos Procuradores de Justiça Mauro Celso Mendonça de Alvarenga (aposentado) e José Carlos Amorim de Vilhena Nunes, primeiro e segundo colocado, respectivamente. Ao todo foram inscritas 15 fotografias, que receberam a votação eletrônica dos associados da APMP na área restrita do site da entidade de classe.
Conheça as fotos ganhadoras:
Título: Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar
Autor: Mauro Celso Mendonça de Alvarenga
Pseudônimo: Vila L.
Título: Preste atenção!
Autor: José Carlos Amorim de Vilhena Nunes
Pseudônimo: Amante da natureza
Concurso Literário
O XVI Concurso Literário da APMP premiou os trabalhos com maior nota nas categorias Conto, Crônicas e Poesia. Na categoria Conto, o 1º colocado foi o Promotor de Justiça aposentado José Benjamim Lima, com o trabalho “À procura de Mr. Goodbar”. Já os dois ganhadores que ficaram empatados em segundo lugar foram o Procurador de Justiça aposentado Ivan Muniz Dutra, com o trabalho “Encontro Marcado”, e o Promotor de Justiça Édivon Teixeira Junior, com o trabalho “O Vestido Vermelho”.
Os vencedores na categoria Crônica foram os Procuradores de Justiça Alexandre Marcos Pereira (1º lugar), com o trabalho “As Horas”, e Mauricio Antonio Ribeiro Lopes (2º lugar), com o trabalho “O sol não se dá igual para todos ou Machu Picchu, não outra vez!”. Já a categoria Poesia teve como 1º colocado o Procurador de Justiça aposentado Walter Antonio Dias Duarte, com “Viagem”, e o Promotor de Justiça aposentado Antonio Carlos Augusto Gama, com “O boi que foi”.
A banca examinadora do concurso foi composta pelos Procuradores de Justiça Beatriz Helena Ramos Amaral (aposentada) e Perseu Gentil Negrão, além do Jornalista Jorge Machado de Souza, Gestor do Departamento de Comunicação da APMP.
Conheça os trabalhos premiados no concurso literário de 2024:
Contos:
Título do conto: À procura de Mr. Goodbar
Autor: José Benjamim Lima
Pseudônimo: Gared Gesbor
Clique aqui para ler o conto
Título do conto: Encontro Marcado
Autor: Ivan Muniz Dutra
Pseudônimo: Bruxo
Clique aqui para ler o conto
Título do conto: O Vestido Vermelho
Autor: Édivon Teixeira Junior
Pseudônimo: Riobaldo Veredas
Clique aqui para ler o conto
Crônicas:
Título da crônica: As Horas
Autor: Alexandre Marcos Pereira
Pseudônimo: Florestan Sem
Clique aqui para ler a crônica
Título da crônica: O sol não se dá igual para todos ou Machu Picchu, não outra vez!
Autor: Mauricio Antonio Ribeiro Lopes
Pseudônimo: Inca Cola
Clique aqui para ler a crônica
Poesias:
Título da poesia: Viagem
Autor: Walter Antonio Dias Duarte
Pseudônimo: Ramos
Clique aqui para ler a poesia
Título da poesia: O boi que foi
Autor: Antonio Carlos Augusto Gama
Pseudônimo: João Manuel
Clique aqui para ler a poesia