icon clock Leitura 2 min
Tags: #APMP ESMP

Escola Superior do MPSP debate o controle externo da atividade policial

Evento híbrido destinado a integrantes dos Ministérios Públicos do Brasil teve mais de 600 inscritos

 

A Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP) realizou o Seminário “Controle Externo da Atividade Policial”, sexta-feira (25/04) em evento híbrido, que teve 627 inscritos no total.

Aberto pela Diretora da ESMP, Tatiana Viggiani Bicudo, teve na mesa o Procurador-Geral de Justiça do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o Vice-Corregedor-Geral do MPSP, Roberto Barbosa Alves; o Subprocurador-Geral de Justiça Criminal, Ivan Francisco Pereira Agostinho; o Secretário do Conselho Superior, Arthur Pinto de Lemos Júnior; e o Ouvidor do Ministério Público de São Paulo, Tiago Cintra Zarif.

A primeira mesa debateu “O Papel do MP no Controle Externo da Atividade Policial: Atuação Difusa e Concentrada”, com o Procurador de Justiça do MPSP Luiz Antonio Guimarães Marrey e os Promotores de Justiça do MPSP, Marcel Del Bianco Cestaro e Sultane Rubez Jeha, tendo como mediador o Subprocurador-Geral de Justiça Criminal Ivan Francisco Pereira Agostinho.

O “Controle de Efetividade: Atividade Policial Informada por Evidências” foi o segundo tema da manhã e a mediação ficou a cargo da Diretora da ESMP Tatiana Bicudo. Os expositores foram o Diretor-Executivo do Instituto Cidade Segura e Consultor em Segurança Pública, Alberto Liebling Kopittke, a Diretora-Executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, e o Promotor de Justiça do MPSP Danilo Orlando Pugliesi.

Tarde

O terceiro painel tratou da “Transparência nos dados da atividade policial”. Os Promotores de Justiça Marcela Cristina Ozório (MPAC) e Raoni Parreira Maciel (MPDFT) e o coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz, Rafael Rocha, estiveram na mesa mediada pela Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPSP Tatiana Callé Heilman.

O Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado Teixeira Junior, foi o mediador do último painel: “Atuação do MP no controle do uso da força policial”. Os expositores foram o Conselheiro do CNMP Antônio Edílio Magalhães Teixeira, a Diretora do Sistema Único de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo, e o Procurador de Justiça do MPSP Eduardo Ferreira Valério.