A Promotora de Justiça Alexandra Faccioli Martins é premiada por trabalho em defesa dos mananciais
Promovida pelo Centro de Vigilância Sanitária, a premiação aconteceu durante o 12º Seminário Paulista Água e Saúde, nesta segunda-feira (05/12)
Por sua veemente atuação no Ministério Público do Estado de São Paulo, junto ao Grupo de Atuação de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA – Núcleo PCJ-Piracicaba), em defesa da conservação dos mananciais, do aprimoramento dos serviços de saneamento e do acesso coletivo à água potável e segura como direito fundamental de todos, a Promotora de Justiça Alexandra Facciolli Martins foi uma das homenageadas com Prêmio Proágua 2022.
O Prêmio Proágua é promovido pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e tem como objetivo homenagear pessoas em diversos níveis de atuação que se destacaram por seus esforços e dedicação na consolidação do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano no Estado de São Paulo (Proágua).
A premiação aconteceu durante o 12º Seminário Paulista Água e Saúde, que neste ano trata dos temas “Clima, Água e Saúde”, nesta segunda-feira (05/12). A data marca os 30 anos da implementação no Estado de São Paulo do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.
A Promotora do Gaema destacou que muitos são os desafios para a garantia do acesso à água segura e ao saneamento, de forma que bons resultados somente serão alcançados com o permanente diálogo, articulação e integração de ações e de estratégias entre os agentes públicos, empresas de saneamento e demais atores responsáveis pelo controle, vigilância e fiscalização de todo ciclo de produção da água destinada ao consumo humano, assegurada, em todas as etapas, a transparência e a participação da sociedade civil.
Na oportunidade, Alexandra Facciolli Martins agradeceu aos demais membros do Gaema, em especial ao Promotor Ivan Carneiro Castanheiro, pela luta diária na promoção da sustentabilidade, da saúde, da segurança e da dignidade do acesso à água potável para todos, sobretudo aos mais vulneráveis.