icon clock Leitura 2 min

Tourinho Filho recebe título de Professor Emérito da Universidade de Araraquara

Promotor de Justiça aposentado do MPSP será homenageado em cerimônia, nesta quarta-feira, 25/05

Na noite desta quarta-feira, 25/05, Fernando da Costa Tourinho Filho, Promotor de Justiça aposentado do MPSP, receberá o título de Professor Emérito da Universidade de Araraquara (UNIARA). A homenagem acontecerá no auditório da universidade. Tourinho Filho é professor da UNIARA desde a criação do curso de Direito da universidade, na década de 70.

O Promotor de Justiça aposentado conta que começou a dar aulas em 1958, em Bauru, inicialmente para complementar o orçamento, mas que logo tomou gosto pelo negócio. “Lecionar é um prazer. Gosto de transmitir o que sei para os meus alunos”, explica Tourinho.

O jurista nasceu em 20 de junho de 1926, em Nova Viçosa, na Bahia, mas foi registrado apenas em 1928. É graduado em Direito e possui especialização pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre os anos de 1955 e 1980, Tourinho Filho atuou como Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

Com quase 96 anos de idade, ele continua atuante e contribuindo com a área do Direito. No ano passado, o jurista teve destaque ao fazer uma sustentação oral durante sessão da Corte Especial do STJ. Na ocasião, Tourinho foi homenageado por diversos ministros, que elogiaram a sua sustentação oral e a sua trajetória.

Tourinho Filho começou a atuar como professor na Instituição Toledo de Ensino (ITE), em 1958, em Bauru. Em 1972, passou a dar aulas no Instituto de Ensino São Bento, atual Universidade de Araraquara. O professor é autor de diversas obras e um dos principais autores sobre Direito Processual Penal no Brasil.