Ministra Cármen Lúcia abre ciclo de palestras do I Congresso Internacional de Igualdade de Gênero
Evento, que celebra o Dia Internacional da Mulher, continua até 8 de março
O I Congresso Internacional de Igualdade de Gênero, realizado pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP), teve início na tarde de ontem, 03 de março, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento, que foi aberto pela fala do 1º Vice-Presidente da APMP, Gabriel Bittencourt Perez, contou com a participação da Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, que em seguida conduziu a palestra “Mulheres em cargos de Poder e Liderança”.
A abertura do congresso teve a participação do Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo, do 1° Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Tarcísio José Sousa Bonfim, do Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa, do Diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Paulo Sérgio de Oliveira Costa, da Vice-Corregedora-Geral do MPSP, Liliana Mercadante Mortari, da Presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), Vanessa Mateus, da Secretária do Conselho Superior do MPSP, Procuradora de Justiça Tatiana Viggiani Bicudo, e da Presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco ( AMPPE), Deluse Amaral.
O Congresso tem a coordenação científica da Coordenadora do Grupo de Estudo de Gênero, Celeste Leite dos Santos, do Diretor Acadêmico da APMP, Rafael Oliveira e Costa, e da Promotora de Justiça (MPSP), Vanessa Almeida, que participaram igualmente da cerimônia virtual de abertura. As presidentes de mesa do primeiro dia de evento, a Procuradora de Justiça Valderez Abbud (MPSP) e a Promotora de Justiça Mylene Comploier (MPSP), também fizeram uso da palavra.
O primeiro tema tratado foi “O papel das mulheres no bicentenário da República”, desenvolvido nas mesas “Mulheres em cargos de Poder e Liderança”, “Mulheres, Gênero e Raça” e “Equidade de gênero e o papel da liderança feminina”. A temática foi abordada por quatro palestrantes, a Ministra Cármen Lúcia (STF), a Professora Maria da Gloria Bonelli, titular sênior do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, a Procuradora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro (MPMS) e a Advogada Fernanda Cordeiro de Oliveira, Doutoranda em Ciência Política pela UFSCar.
O evento conta com o apoio da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), do Ministério Público de São Paulo e do Paraná, da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), do Observatório de Candidaturas Femininas, do Instituto Justiça de Saia, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIRIO, da sociedade de advogados Araújo Recchia Santos, do Projeto Justiceiras, do Projeto Avarc e da Faculdade das Américas (FAM).
O I Congresso Internacional de Igualdade de Gênero continua até o dia 8 de março, próxima terça-feira, e conta com uma extensa programação que pode ser conferida clicando aqui.
As inscrições para todos os dias do Congresso podem ser realizadas pelo link: https://cutt.ly/kPyRF4w
Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=R6w0nNqvBkI