APMP auxilia moradores em situação de vulnerabilidade na Barra do Sahy
A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) está auxiliando as vítimas das fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo. O coordenador Vagner Ribeiro, em conjunto com o Gerente de Hotelaria Uilson Carlos Pedroso, liderou um grupo de pessoas e funcionários para levar amparo à comunidade local
Desde o dia 24 de fevereiro, a Sede Litorânea do Sahy cedeu o espaço do campo de futebol para a instalação de um posto médico, dentário e farmacêutico, para atender a todos que estejam em situação de vulnerabilidade na Barra do Sahy.
Pedroso diz que a atuação de todos tem sido motivo de orgulho. “Nossos colaboradores, mesmo estando também em situação de vulnerabilidade, não mediram esforços para levar alento as pessoas em situação igual a deles”.
As ações realizadas pelos colaboradores vão desde a recepção das doações que chegam de barco até o transporte aos pontos de coleta, localizados na Escola Municipal Henrique Tavares da Silva e no Instituto Verde Escola.
Os desafios são diversos, além do desespero da comunidade e do difícil acesso, é preciso fazer o cadastramento e destinação das doações. “Moro aqui há mais de 23 anos, então é difícil até agora cair a ficha, como a gente conhece todo mundo, perdemos amigos, não tinha como ficarmos aqui de mãos atadas sem fazer nada”, afirmou Vagner.
A situação está voltando à normalidade, apesar de ainda haver muitos desabrigados. Diversos órgãos do poder público estão atuando diuturnamente para solucionar os problemas. Segundo Uilson, são 2.000 famílias aguardando por abrigo e construção de novas moradias para as pessoas desabrigadas, além disso muitos moradores aguardam a limpeza total das estradas afetadas, limpeza do sistema de escoamento de águas pluviais, coleta de lixo e etc.
Muitos dos colaboradores preferiram permanecer em suas residências, mas a APMP tem assistido todos da melhor maneira possível, inclusive com alimentação básica.