icon clock Leitura 2 min

APMP debate PEC Emergencial com parlamentares em Brasília

Com agenda extensa, o presidente Paulo Penteado e os diretores Renato Kim e Pedro Elias estiveram com deputados e senadores; Penteado ainda acompanhou audiência pública sobre o tema

O presidente da APMP (Associação Paulista do Ministério Público), Paulo Penteado Teixeira Junior, que hoje também ocupa o cargo de 2º vice-presidente da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), acompanhou nesta quinta-feira (12) audiência pública sobre a PEC Emergencial (186/2019), realizada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal. Um dos expositores ouvidos pelos parlamentares, ao lado de lideranças associativas, foi o presidente da CONAMP, Manoel Murrieta. “O que nos preocupa é a desestruturação, o desmonte de todo o sistema de Justiça”, afirmou o promotor de Justiça durante sua exposição.

Ao longo de toda a semana, Paulo Penteado, Renato Kim Barbosa (1º tesoureiro) e Pedro Elias (1º secretário) estiveram mobilizados no parlamento em defesa dos membros do Ministério Público em relação ao conteúdo da PEC. Os dirigentes da APMP realizaram reunião de trabalho com o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), o 1º vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), o líder do PSL no senado, Senador Major Olímpio, e o senador Paulo Paim (PT-RS), que presidiu a audiência pública sobre a PEC, entre outros parlamentares.

O 1º secretário da APMP, Pedro Paulo de Camargo Elias, juntamente com um grupo de promotores de diversos estados, foi recebido pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), na quarta-feira (11). O tema discutido foi a PEC Emergencial. Pedro Elias também participou da reunião do Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado), representando a CONAMP, onde foram debatidas propostas legislativas referentes ao serviço público.

Além disso, o 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa, o 1º secretário, Pedro Elias, e o procurador de Justiça aposentado Eduardo Marcelo Mistrorigo de Freitas, um dos diretores de apoio à 2ª Instância, participaram de uma reunião na Fundação Republicana com o intuito de viabilizar parcerias em prol dos associados. Estiveram presentes representando a instituição de ensino o presidente da Fundação Republicana, Renato Junqueira, o diretor da Faculdade Republicana, Leonardo Barreto, e equipe. Ainda nesta semana, Mistrorigo, acompanhado do assessor de assuntos institucionais e parlamentares Roberto Livianu, reuniu-se com o secretário nacional de Justiça, Vladimir Passos de Freitas, também na capital federal, para tratar de assuntos institucionais.