icon clock Leitura 2 min

APMP participa de cerimônia de posse da Corregedora-Geral e do Vice-Corregedor do MPSP

Solenidade foi realizada na última quarta-feira, 05/02, na sede da instituição

 

Na tarde desta quarta-feira, 05/02, aconteceu a cerimônia de posse de Liliana Mercadante Mortari e Roberto Barbosa Alves para os cargos de Corregedora-Geral e Vice-Corregedor do Ministério Público de São Paulo, respectivamente, eleitos para o biênio 2025/2026. O Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e 2º Vice-Presidente da Conamp, Paulo Penteado Teixeira Junior, acompanhou a cerimônia e fez parte da mesa diretora, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

Fizeram parte da mesa o Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto; o Decano do Colégio de Procuradores Pedro Franco; o Corregedor-Geral do MPSP Motauri Ciocchetti de Souza nos biênios 2021-2022 e 2023-2024; o Corregedor-Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o Secretário do CSMP Arthur Pinto de Lemos Jr. (Diretor de Acompanhamento Legislativo da APMP); o Secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores José Correia de Arruda Neto; e a Corregedora-Geral do Ministério Público do Amazonas, Sílvia Abdala Tuma, Presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União.

Paulo Penteado destacou que Liliana e Roberto são colegas dedicados, com vasta experiência e que “exercerão de forma justa e competente essa função que é a necessária interface entre o Ministério Público e a sociedade”. Arthur Pinto de Lemos Jr. lembrou que a Corregedoria é um órgão muito importante para o Conselho Superior e disse que o “MP irá se fortalecer na gestão” de ambos.

Roberto Barbosa Alves ressaltou que dará sequência às vivas administrações, “continuando os projetos voltados ao aperfeiçoamento do Ministério Público”. Já Liliana Mercadante falou sobre a sua alegria em assumir o cargo de Corregedora-Geral. “Essa é a sublimação de toda a minha carreira”, disse.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Sérgio de Oliveira e Costa discursou sobre o papel crucial que a corregedoria desempenha e disse que ambos farão uma gestão que permitirá que o MPSP “continue entregando à sociedade o que ela espera”.

Também estiveram presentes os diretores da APMP Francisco Antonio Gnipper Cirillo (1º Vice-Presidente), Gabriel Bittencourt Perez (2º Vice-Presidente), Deborah Kelly Affonso (3ª Vice-Presidente), Fernando Pereira da Silva (1º Secretário), Cynthia Pardo Andrade Amaral (2ª Secretária), Pedro Eduardo de Camargo Elias (1º Tesoureiro), Marcelo Dawalibi (2º Tesoureiro), Fausto Junqueira de Paula (Diretor de Relações Públicas). A solenidade aconteceu no Auditório Queiroz Filho, sede do MP paulista, e teve a presença de diversas autoridades.

Link da cerimônia de posse: https://www.youtube.com/watch?v=-zHeI1Ii-CQ