Artigo trata da importância do Dia Mundial do Meio Ambiente
Claudemir Battalini analisa a relação entre normas de proteção ambiental e qualidade de vida
Celebra-se em 5 de junho o dia Mundial do Meio Ambiente, para lembrar a todos a importância da preservação dos recursos naturais. O promotor de Justiça Claudemir Battalini, de Jundiaí, que é especialista em Direito Ambiental, escreveu um artigo sobre o tema.
O texto, intitulado “Importância das ações de cada pessoa”, discute como usar a data para refletir, educar e rever nossos atos.
“O Meio Ambiente, com previsão constitucional, quer permitir a dignidade humana, saúde e vida a todos, com equilíbrio, com respeito aos recursos naturais e desenvolvimento sustentável. É tempo do art. 225 da CF ser respeitado para evitar-se no futuro os danos que o ser humano já vem suportando, todos decorrentes do desrespeito ao meio ambiente (alterações climáticas e suas implicações, entre elas eventos catastróficos da natureza, rompimentos de barragens de rejeitos de mineradoras gerando muitas mortes, derramamento de petróleo, desmatamento acelerado, queimadas de enormes proporções, poluição acentuada e por diversas fontes, etc., gerando sempre inúmeras mortes e prejudicando a saúde de todos)”, afirma trecho do artigo.