Leitura 2 min
Fundão eleitoral x renovação política
Divulgado a pedido do Dr. Roberto Livianu
Fundão eleitoral x renovação política. A tabela de Jucá,
Eis que, Romero Jucá, do alto de sua posição de denunciado criminalmente no caso de “quadrilhão do PMDB – hoje MDB”, na condição de Presidente do MDB, anunciou esta semana, com pompa e circunstância que os Deputados Federais do MDB com mandato receberão cada um a verba de um milhão e meio do fundão eleitoral e senadores, dois milhões cada qual. Somente os detentores de mandato que postulam a reeleição.
Ou seja, haverá privilégios totais e absolutos para quem luta para permanecer no poder, se possível infinitamente, como se não houvesse povo, como se não houvesse eleições, como se não vivêssemos numa república cuja essência é a alternância no poder, como se não existisse democracia.
Não explicita critérios. Age com opacidade. Não diz quanto caberá a candidatos a Governador, Presidente, Senado ou Deputados Estaduais. Apenas apresenta cifras convenientes aos atuais detentores de mandatos, que assim, pela reportagem, manteriam-no na presidência do partido.
A tabela de Jucá literalmente exclui cidadãos que não têm mandato e que queiram chegar ao poder pelo MDB, como seria de se esperar do Presidente de uma sigla nacional que deveria ter responsabilidade social e ética, usando o poder de forma criteriosa e isonômica. Presidente ou Coronel?
Leia a íntegra
Outros Artigos
Reflexões
Adelmo Pinho
Ruas (poesia)
Walter Paulo Sabella
A migração das fúrias
Walter Paulo Sabella
O sumiço do panetone
José Ademir Campos Borges