icon clock Leitura 2 min
Tags: #APMP

Bibliotecas Hermínio Porto e Cesar Salgado agora estão integradas

Familiares do homenageado estiveram presentes à solenidade de incorporação, na tarde desta quarta-feira (18/9)

 

O Diretor de Saúde de Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Francisco Calejon, representou a diretoria da entidade de classe na cerimônia de integração da Biblioteca Professor Dr. Herminio Alberto Marques Porto, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – ESMP, à Biblioteca Cesar Salgado, na sede do Ministério Publico do Estado de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (18/09).

A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Sergio de Oliveira e Costa e contou com a presença da Diretora da ESMP Tatiana Bicudo, do Subprocurador-Geral de Justiça Institucional, Cível e Tutela Coletiva, Roberto Barbosa Alves, do Subprocurador-Geral de Justiça Criminal, Ivan Agostinho, do Procurador Fausto Junqueira (Conselho Superior), da Vice-Corregedora-Geral Liliana Mercadante Mortari, do Ouvidor do MPSP Tiago Zarif, do Professor Emérito da ESMP e ex-Presidente da APMP, Hugo Nigro Mazzilli e dos Chefes de Gabinete da PGJ, Mylene Comploier e Zenon Lotufo Tertius, entre outros convidados.

Representando a família, o filho do homenageado, Hermínio Alberto Marques Porto Junior, relembrou a figura do pai no Ministério Público, na APMP e na PUC, como professor de Direito, por mais de 40 anos. “Ele contribuiu para a formação de centenas de profissionais”.

Unidas

A Biblioteca Cesar Salgado, fundada em 1951, recebeu esse nome em homenagem a um dos grandes juristas que integraram o Ministério Público do Estado de São Paulo, o Procurador de Justiça José Augusto Cesar Salgado. O acervo inicial incorporou doação da Associação Paulista do Ministério Público e, atualmente, é formada por um acervo jurídico no contexto da doutrina, jurisprudência e legislação, com coleções de livros, periódicos, dissertações, teses, obras raras, de referência, braille e multimeios.

A Biblioteca Hermínio Alberto Marques Porto foi inaugurada em 2010 na antiga sede da Escola Superior do MPSP (na rua Treze de Maio) e o nome homenageia outro grande jurista do MPSP e Professor da PUC, falecido em 2009. Conta com um acervo jurídico, dissertações, teses, obras raras e de referência. A biblioteca também conta com livros de outras áreas do conhecimento, como história, sociologia e psicologia.