icon clock Leitura 3 min
Tags: #APMP

Clodoaldo Batista Maciel recebe título de cidadão guarulhense

A cerimônia de outorga aconteceu dia 26 de agosto, com a presença de autoridades, convidados e familiares do homenageado

 

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Guarulhos outorgou o Título de Cidadão Guarulhense ao Promotor de Justiça Clodoaldo Batista Maciel, segunda-feira passada (26/08).

Pelo menos 120 pessoas prestigiaram a homenagem, de autoria do vereador Gilvan Passos Leite, aprovada por Decreto Legislativo (012/2023), em reconhecimento aos serviços prestados e a atuação do integrante do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) na cidade.

Dentre as autoridades presentes, os Procuradores de Justiça Arthur Lemos Pinto Junior (Secretário do Conselho Superior do MPSP) e Delton Pastore, que também integra aquele colegiado. Também os Promotores de Justiça de Guarulhos Nadim Mazloum e Marcos Bento da Silva; as Juízas Caroline Quadros da Silva Pereira e Adriana Porto Mendes, as Defensoras Públicas Marina Craveiro e Luiza Lins, a Professora Ossanna Chememian Tolmajian, Diretora da Faculdade De Guarulhos FIG-Unimesp, o Procurador-Geral do Município Rafael Prandini Rodrigues, a Inspetora Darcy Maria Feitosa, Comandante da Patrulha Maria da Penha e equipe da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, além de convidados e parentes do homenageado.

O Prefeito Guti e o Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor participaram remotamente. Da Promotoria de Justiça Cível de Guarulhos, Pedro Thiago Silvestrini (que leu a biografia do homenageado) e Fernanda Machado. Nonata Alves Cardoso Santos entoou músicas de louvor e gratidão.

Trajetória

Natural de São Paulo, Clodoaldo Batista Maciel ingressou no MPSP em outubro de 1990, atuando como substituto em várias comarcas e titular nas comarcas de Peruíbe e Itaquaquecetuba. Desde 1º de junho de 2013 em Guarulhos, trabalha nas Áreas Cível, Registros Públicos, Falências e Recuperação Judicial e Criminal.

Nos Direitos Humanos, destaque para a Saúde Pública, cuidados com idosos, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

Formado em Direito nas Faculdades Integradas de Guarulhos -FIG -Unimesp, pós-graduado em Direito Público na Escola Superior do Ministério Público, também é Bacharel em Teologia e Ciência das Religiões pela Faculdade Batista de Guarulhos.

Recebeu o título de Cidadão de Peruíbe (1996) e de Cidadão de Itaquaquecetuba (2011) por relevantes serviços prestados.

Discurso

Em agradecimento pelo título, Clodoaldo Maciel mencionou que a homenagem é primeiramente ao MPSP e discursou falando do bicentenário das Constituições Brasileiras desde a Imperial de 1824, a luta histórica por uma sociedade justa, fraterna e solidária nesses 200 anos no Brasil, a evolução e o engrandecimento do Ministério Público em todos os seus ramos, funções e atribuições, mormente na CF 1988 e o papel transformador e inovador da Instituição e seus membros como agentes de transformação da realidade social.

Leia a íntegra do discurso neste link

Da esquerda para a direita: ♦Foto 1: Raissa Almeida Tavares, representando a APMP – Sede Guarulhos. ♦Foto 2: Comandante Darcy Maria Feitosa com componentes da equipe da Patrulha Maria da Penha, Vereador Gilvan Passos e o Assessor de Gabinete Ricardo. ♦Foto 3: discurso de Clodoaldo Batista Maciel e esposa Francisca Soares de Oliveira.

Da esquerda para a direita: ♦Foto 1: o  Promotor de Justiça Clodoaldo Batista Maciel, familiares e colegas: Carlos Henrique Mund, ex-Corregedor-Geral do MP, e o saudoso Procurador de Justiça Luis Felippe França Ramos (morto por um adolescente de 17 anos em latrocínio na Baixada Santista). ♦Foto 2: pronunciamento do Procurador de Justiça Arthur Lemos Junior. ♦Foto 3: Defensoras Públicas Luiza Lins e Marina Craveiro e o Vereador Gilvan Passos Leite.