icon clock Leitura 2 min

Comissão de Reabertura da APMP estabelece protocolo de retomada

Trabalho foi coordenado pela 1ª vice-presidente Paula Castanheira Lamenza

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) criou, em 27 de maio, a Comissão de Reabertura, composta pela 1ª vice-presidente, Paula Castanheira Lamenza, e gestores de diversos setores da Associação, com o intuito de promover uma retomada ao trabalho presencial com a máxima segurança para associados, colaboradores e prestadores de serviço. Foram realizadas sete videoconferências e como resultado desse trabalho alguns protocolos já existentes foram aprimorados e outros criados para atender a demanda atual de distanciamento social e higienização.

A comissão analisou as especificidades de cada regional, sede executiva, sede social, sede campestre, sede litorânea e sede de Ribeirão Preto, para estabelecer procedimentos de atendimento que reduzam os riscos de disseminação da covid-19 nas dependências da APMP. A compilação dessas diretrizes está disponível em um Manual de Procedimentos voltado para o público interno, com foco nos colaboradores e na Diretoria, e uma cartilha para os associados.

A APMP, baseada nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), fez um grande investimento em equipamentos de proteção individual (EPIs), termômetros de testa, comunicação visual, higienização de ambientes, aquisição de produtos específicos de limpeza e treinamento de equipe. A retomada do trabalho presencial e, consequentemente, do atendimento aos associados será realizada de forma progressiva, respeitando as normas estabelecidas pelo Poder Público e também pelo Ministério Público, no caso das sedes e regionais que se encontram dentro de prédios do MP.

Seguindo o novo protocolo, a aferição de temperatura será obrigatória para todos que frequentarem as dependências associativas, assim como o uso de máscara e a higienização de mãos e calçados no momento da entrada. Também será respeitada a distância mínima de segurança de 1,5m entre colaboradores, associados e prestadores de serviço. Para isso, foram instalados displays automáticos de álcool em gel, tapetes sanitizantes, dispensers de máscara, além de cartazes informativos em toda rede da APMP. As sedes de lazer e os restaurantes também adotarão medidas diferenciadas, como embalagem individual de talheres, roupas de cama e banho ensacadas e lacre das hospedagens e cozinha após higienização. Todas as medidas foram amplamente debatidas e avaliadas para atender de forma eficaz os associados e, ao mesmo tempo, garantir um retorno seguro das atividades.

Leia a Cartilha de Reabertura clicando aqui