icon clock Leitura 2 min

Jornal ‘O Estado de S.Paulo’ publica artigo de promotor de Justiça

Roberto Livianu aborda em seu artigo o motivo de a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado ser ‘de total interesse da sociedade’

A edição de quarta-feira (23) do jornal “O Estado de S.Paulo” publica um artigo de autoria do promotor de Justiça Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, intitulado “Voto aberto, em tempo de transparência”. O texto aborda o motivo de a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado ser “de total interesse da sociedade”.

Diz trecho do artigo: “O atual presidente do Senado, Eunício de Oliveira, investigado pela Lava Jato, não foi reeleito. Seu antecessor Renan Calheiros, que se apresenta como pré-candidato, também é investigado pela Lava Jato e se elegeu, com dificuldade, graças à força política de seu filho governador de Alagoas, reeleito em primeiro turno com mais de 80% dos votos. Renan pegou a segunda vaga; se apenas uma estivesse em disputa, nem seria eleito”.

E prossegue: “Na Câmara a situação não discrepa. O atual presidente, Rodrigo Maia, outro investigado pela Lava Jato, é pré-candidato à reeleição – aliás, seus antecessores estão presos por corrupção, Eduardo Cunha e Henrique Alves (este já em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica). O povo que custeia essa estrutura de poder tão onerosa tem o direito de conhecer as propostas de cada postulante, de fiscalizar o seu cumprimento pelo escolhido, diante do princípio constitucional da publicidade, muito embora quem decida no voto sejam os pares”.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO ARTIGO NO SITE DO JORNAL ‘O ESTADO DE S.PAULO’