icon clock Leitura 2 min

Marcia Lourenço Monassi toma posse como desembargadora do TJSP

Escolhida pelo quinto constitucional, é a 1ª Promotora de Justiça do MPSP a assumir vaga na segunda instância na Justiça Paulista

A Diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), representada pelo 1º Secretário Pedro Eduardo de Camargo Elias, participou da posse solene de Marcia Lourenço Monassi no cargo de Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), nesta quinta-feira (20/07), no Salão do Tribunal do Júri do Palácio da Justiça. O Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, também participou da posse.

Depois de quase 30 anos de atuação no Ministério Público, Marcia Lourenço Monassi é a 1ª promotora de justiça a assumir como desembargadora pelo critério do Quinto Constitucional. Ela foi escolhida pelo governador Tarcísio de Freitas, em lista tríplice enviada pelo Órgão Especial do TJSP, para a cadeira do Desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva, que se aposentou em dezembro do ano passado.

Da cerimônia, presidida pelo Desembargador Ricardo Mair Anafe, Presidente do TJSP, participaram o Vice-Presidente do TJSP, Desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o Secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, o Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Dias de Moura Ribeiro, a oradora da turma, Maria Olívia Pinto Esteves Alves, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Orlando Eduardo Geraldi, desembargadores e juízes, além de convidados e membros da justiça paulista.

Também participaram o Subprocurador-Geral de Justiça Wallace Paiva, o Subprocurador-Geral de Justiça de Políticas Criminais, José Carlos Cosenzo, o Secretário Especial de Políticas Criminais Arthur Pinto de Lemos Júnior, dentre outros colegas do MPSP.

Depois de receber o Colar do Mérito Judiciário, a mais alta condecoração do Judiciário paulista, Márcia Monassi assinou o termo de posse e discursou: “Tomo posse como desembargadora me sentindo abençoada, feliz, disposta ao trabalho e conhecedora das características que são apontadas por Sócrates como essenciais ao julgamento: ouvir atentamente, considerar sabiamente e decidir imparcialmente. Prometo agir com imparcialidade e honrar a toga como honrei a beca”, disse.

Trajetória
Marcia Lourenço Monassi nasceu em São Paulo (SP), em 1969. Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, turma de 1991. Ingressou no Ministério Público em 1993, atuando como promotora de Justiça titular nas Comarcas de General Salgado, Itatiba, Santo André e São Paulo.