
Nota de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco
Argentino de 88 anos estava à frente da Igreja Católica desde 2013
Com profundo sentimento de pesar, a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) lamenta a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, em Roma, na manhã desta segunda-feira (21/04).
O argentino Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo, foi o primeiro latino-americano a assumir o trono de Pedro, sucedendo Bento XVI depois da renúncia, em março de 2013. Seu pontificado de 12 anos foi marcado pelo diálogo, a tolerância e a prioridade aos mais necessitados. De forma misericordiosa, o Papa Francisco defendeu a paz entre as nações, a convivência harmoniosa entre as religiões, os direitos dos mais vulneráveis, das mulheres e das minorias.
Seu papado foi marcado por importantes encíclicas voltadas para temas contemporâneos, sendo o primeiro líder católico a citar a necessidade do cuidado da “casa comum”, ligando as questões ambientais à fé, justiça e bem-estar humano.
Que o legado de amor, humildade e compromisso com os pobres do Papa Francisco siga inspirando a humanidade, com respeito entre os povos, justiça social e a tolerância religiosa.
Diretoria da Associação Paulista do Ministério Público