NOTA DE REPÚDIO DA APMP ÀS DECLARAÇÕES DO SECRETÁRIO ESTADUAL RICARDO SALLES

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP), entidade que representa mais de 3.000 Promotores e Procuradores de Justiça do Estado de São Paulo, da ativa e aposentados, vem a público REPUDIAR as declarações feitas pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante reunião realizada na Câmara Municipal de Ilhabela (SP) no último dia 8 de março, na qual fez acusações infundadas ao Ministério Público do Estado de São Paulo, aos Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e aos servidores do Centro de Apoio Operacional à Execução (CAEx), conforme áudio divulgado pelo site do jornal O Estado de S.Paulo.

A manifestação do Secretário revela-se incompatível com o papel constitucional do Ministério Público, especialmente quanto à defesa do Estado Democrático de Direito e dos interesses sociais – funções essas que são amplamente reconhecidas pelos resultados que estão alcançando em razão de investigações e denúncias que atingem todas as esferas de poder.

Dessa forma, além de repudiar as acusações infundadas, a APMP declara seu total apoio ao Promotor de Justiça Tadeu Badaró, que estava presente na reunião realizada em Ilhabela, e a todos os Promotores de Justiça que atuam no Gaema no Litoral Norte, pelo trabalho impecável que desempenham no exercício de suas prerrogativas e no estrito cumprimento de seu dever. Estende-se o apoio, também, aos servidores do CAEx, pela competência, pelo empenho e pela isenção no auxílio técnico aos Membros do Ministério Público de São Paulo.

São Paulo, 14 de março de 2017.

Diretoria da Associação Paulista do Ministério Público