Promotor de Justiça Alexandre Rocha de Moraes fala sobre revolução digital no Direito em webinar híbrido
Palestra “Revolução digital, Direito 4.0 e o Novo Modelo de Operador do Direito” foi exibida também pelo YouTube
Na noite da última sexta-feira, 30/08, foi transmitido o webinar híbrido “Revolução digital, Direito 4.0 e o Novo Modelo de Operador do Direito”, com a palestra do Promotor de Justiça do MPSP Alexandre Rocha Almeida de Moraes. O evento foi acompanhado presencialmente por quase 100 alunos no auditório do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) e transmitido ao vivo no canal do YouTube da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), alcançando mais de 130 visualizações.
A mesa diretiva foi composta pelo Pró-Reitor Acadêmico da UNIVEM, o Promotor de Justiça Gustavo Henrique de Andrade Cordeiro, pelo Coordenador do curso de Direito Teófilo Marcelo de Arêa Leão Júnior, pelo Procurador de Justiça Francisco Antonio Gnipper Cirillo (Diretor de Relações Públicas da APMP) e pelo Diretor Tesoureiro da 31ª Subseção da OAB de Marília, Pedro Galhardo; pelos Professores(a) da UNIVEM Clarissa Chagas Sanches Monassa (Direito Internacional), Lucas Colombera Vaiano Piveto (Direito Digital) e pelo Promotor de Justiça Gilson Augusto (professor de Direito Penal); representando o corpo discente, as alunas Maria Helena e Gabriela de Lara, do Projeto de Cidadania Proativa e Direito do UNIVEM (Proato).
Alexandre Rocha de Moraes iniciou falando sobre a importância das novas tecnologias, seus problemas e o que se espera de um profissional do Direito. “Todos os novos microssistemas jurídicos já estão a algum tempo exigindo um tipo de profissional do Direito que enxergue o problema de forma holística, de uma forma global e cosmopolita para ser resolutivo”, disse.
O Promotor de Justiça falou sobre a rápida revolução tecnológica e afirmou que não tem como a máquina aprender ética, solidariedade ou uma cultura de olhar para o próximo. Almeida disse que há algo que temos que insistir e que foi aprendido no analógico: “olhar o próximo e não coisificar as pessoas”.
Gustavo Henrique Cordeiro, Pró-Reitor Acadêmico, falou da importância do tema e da necessidade de os operadores dominarem a legislação e os entendimentos dos tribunais superiores, mas “também as tecnologias que são imprescindíveis”.
Essa foi a décima palestra apresentada durante a 41ª Semana Jurídica Univem – Raízes do Saber, Horizontes do Direito. Ao final do evento foi aberto espaço para o corpo discente e docente fazer perguntas e contribuições. Na noite anterior, em 29/08, o ex-Procurador de Justiça (2000-2022) do MPSP José Geraldo Brito Filomeno palestrou sobre “O Código de Defesa do Consumidor em Três Tempos”.
Alexandre Rocha Almeida de Moraes é Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP. É autor de diversas obras jurídicas e Professor de pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (ESMP) e da Escola Paulista da Magistratura (EPM), é também Professor da PUC/SP, da UNISANTA, da Damásio Educacional e da Toledo Prudente – Centro Universitário. Além de Coordenador da pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Toledo Prudente (EAD).
Assista ao webinar no link: https://www.youtube.com/watch?v=TMkOiKIl3gg