Promotor de Justiça Christiano Jorge Santos é escolhido para o TJSP
Indicado pelo governador, o Promotor está há mais de 27 anos no MPSP
O 7º Promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social, Christiano Jorge Santos, foi o escolhido na lista tríplice pelo Governador João Dória e será nomeado para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo pelo critério do Quinto Constitucional – Classe MP, em decorrência da aposentadoria do Desembargador Luiz Otávio de Oliveira Rocha.
Em 9 de novembro de 2021, o Conselho Superior do Ministério Público organizou a lista sêxtupla com os nomes indicados pelo Ministério Público estadual, encaminhada ao Tribunal de Justiça. Em 2 de fevereiro último, em reunião do Órgão Especial, desembargadores escolheram pelo voto os nomes para a lista tríplice.
Currículo
Christiano Jorge Santos ingressou no Ministério Público em 5 de dezembro de 1994 como Promotor de Justiça. Graduado na Faculdade de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (1991), mestrado em Direito das Relações Sociais (direito penal) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (1999) e doutorado em Direito (direito penal) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (2008). Concluiu o curso de “Administração e Gestão em Segurança Pública” na Universidade de São Paulo – USP (2005/2006). Foi coordenador dos cursos de pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (CEAF-ESMP) de dezembro de 2009 a agosto de 2010. De 2015 a 2021 foi chefe do Departamento de Direito Penal e Direito Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da PUC-SP, onde leciona na graduação e na pós-graduação “stricto sensu” (mestrado e doutorado). Professor de direito penal e de direito processual penal em diversos cursos de pós-graduação “lato sensu” (PUCSP, ESMP, EPM e Faculdade Damásio de Jesus).