Secretário da Segurança Pública faz visita à nova diretoria da APMP
Mágino Alves Barbosa Filho desejou sucesso para os diretores e o presidente da entidade de classe, José Oswaldo Molineiro, sobre quem afirmou: ‘competência tem de sobra para tocar a APMP, principalmente nessa difícil quadra da vida institucional que estamos passando’
secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, fez, na quarta-feira (04/01), uma visita de cortesia à nova diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), que iniciou suas atividades para o biênio 2017-2018. Na Sede Executiva, o secretário estadual foi recebido pelo presidente da entidade de classe, José Oswaldo Molineiro, pelo 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa, e pela diretora do Departamento de Aposentados, Cyrdêmia da Gama Botto.
“O motivo da minha visita é trazer um abraço a esse meu bom e velho amigo, o José Oswaldo Molineiro, meu companheiro de Conselho Superior de Ministério Público [CSMP, entre 2014 e 2015], mas, muito antes disso, meu amigo aqui no Ministério Público há mais de três décadas”, afirmou Mágino Alves Barbosa Filho, que é procurador de Justiça licenciado. “Desejo sucesso e muita sorte, porque competência o Molineiro tem de sobra para tocar a APMP, principalmente nessa difícil quadra da vida institucional que nós estamos passando”, acrescentou.
Associado à APMP, o secretário estadual fez questão de estender o diálogo mantido com a diretoria da entidade de classe a todos os colegas: “Gostaria de salientar que coloco a Secretaria de Segurança Pública absolutamente à disposição da nossa Associação Paulista do Ministério Público, para o que os associados necessitarem, para que eles sejam uma das formas de contato da Instituição conosco”.
TRAJETÓRIA – Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) em 1984. Foi promotor de Justiça em São Sebastião, Serra Negra, Mogi das Cruzes e na capital, onde integrou a equipe de delitos diversos. Foi subprocurador geral de Justiça por duas vezes, chefe-de-gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e integrou o CSMP.
Ao longo de sua trajetória, foi eleito quatro vezes, pelo Colégio de Procuradores, como integrante do Órgão Especial do Colegiado. Foi também por quatro vezes secretário-executivo da Procuradoria Criminal, sua área de atuação em toda a carreira. Em janeiro de 2015, Mágino Alves Barbosa Filho passou a ocupar o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Em maio de 2016, com a saída de Alexandre de Moraes para assumir o Ministério da Justiça, foi efetivado no cargo de secretário estadual da Segurança Pública.