Seminário ‘Mulheres no Ministério Público’ tratou da participação feminina nas instituições
Silvia Chakian, assessora da Escola Superior, e as diretoras da APMP Mulher, Gabriela Manssur, Fabiana Dal’Mas e Celeste Leite, foram as idealizadoras do evento
O Seminário “Mulheres no Ministério Público”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público (CEAF-ESMP) e pela APMP Mulher, que aconteceu na sexta-feira (18/08), recebeu dezenas de mulheres, entre promotoras e procuradoras de Justiça, advogadas, professoras, servidoras, profissionais do Direito, estudantes e representantes de órgãos administrativos, que compareceram no auditório da Escola Superior. Outas dezenas de pessoas acompanharam a transmissão online do evento pela internet, por meio do canal da APMP.
Durante a abertura do encontro, o diretor da ESMP, Antônio Carlos da Ponte, e o presidente da APMP, José Oswaldo Molineiro, saudaram as idealizadoras do evento. O objetivo do encontro foi traçar uma visão ampla para originar medidas que possam diminuir a desigualdade na Instituição.
Os debates começaram às 9h00 e prosseguiram até as 17h30, com reflexões de promotoras e procuradoras de Justiça e advogadas. Na parte da manhã, no primeiro bloco, que tratou da 2ª instância, falaram as procuradoras de Justiça Valderez Deusdedit Abbud, Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, Liliana Mercadante Mortari e Aparecida Maria Valadares Da Costa – painel com mediação da presidente do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo. No segundo painel, o tema tratado foi sobre a participação da mulher na Instituição – acerca do tema, falaram a procuradora de Justiça aposentada e atual secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eloisa de Souza Arruda, a promotora de Justiça e uma das diretoras da APMP Mulher e também uma das diretoras do Departamento de Eventos da APMP, Celeste Leite Santos, e a promotora de Justiça Vera Lucia de Camargo Braga Taberti – a mediação foi realizada pela advogada Raquel Elita Alves Preto.
No período da tarde, foram apresentados outros dois painéis: “Atuação Especializada”, apresentado pela promotora de Justiça do Gevid Norte e membro da APMP Mulher, Fabiana Dal’Mas Rocha Paes, pelas promotoras de Justiça Luciana Bergamo, Valeria Diez Scarance Fernandes e Tatiana Callé Heilman, com a mediação da advogada Alice Bianchini. Encerrando o seminário, o último painel tratou do tema “Início de Carreira”, exposição feita pela procuradora de Justiça Sandra Jardim e pelas promotoras de Justiça Ana Carolina Gregory Villaboim, Fabíola Sucasas Negrão Covas e Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro, mediado pela professora de empreendedorismo no INSPER e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes.
As diretoras da APMP Mulher, Gabriela Manssur, Fabiana Dal’Mas e Celeste Leite, foram as idealizadoras do evento, em conjunto com a promotora de Justiça Silvia Chakian, assessora da Escola Superior.