icon clock Leitura 2 min
Tags: APMP webinar

Webinar “Casa da Mulher Brasileira” reúne Promotoras de Justiça do MPSP

Encontro aconteceu na quinta-feira, 08/08, e foi transmitido pelo YouTube

 

Na noite da última quinta-feira, 08/08, aconteceu o webinar “Casa da Mulher Brasileira”, organizado pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP). O seminário, que foi transmitido pelo canal do YouTube da APMP, teve mais de 110 visualizações.

O webinar foi aberto pela Promotora de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica Vanessa Therezinha Sousa de Almeida, mediadora da conversa. Vanessa lembrou que a casa “representa um dos maiores avanços no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

As palestrantes foram as Promotoras de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica Ana Carolina Gregory Villaboim e Juliana Mendonça Gentil Tocunduva, ambas atuaram na Casa da Mulher Brasileira.

Juliana Mendonça Gentil Tocunduva, responsável pela promotoria dentro da Casa, afirmou que a mulher só consegue buscar ajuda e sair da vida de violência por meio de uma rede de atendimento. “A violência leva a vítima a conviver com cicatrizes físicas, psicológicas, sociais e morais”, disse Juliana, que lembrou também que essas cicatrizes atingem os filhos dessas mulheres.

Ana Carolina Gregory Villaboim é mestranda em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie, o tema de sua dissertação é o equipamento da Casa da Mulher Brasileira. A Promotora de Justiça explicou que a Casa acolhe a mulher, visando minimizar a rota crítica (caminho percorrido pela mulher para romper com a violência). Ana Carolina afirmou que a violência contra a mulher “é um fenômeno de saúde pública”.

A criação da casa é um dos eixos do Decreto Federal 8.086/2013, que instituiu o Programa Mulher Sem Violência. Na cidade de São Paulo, a Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em 11 de novembro de 2019. O espaço oferece serviços integrais e humanizados para as mulheres em situação de violência.

Assista ao webinar no link https://www.youtube.com/watch?v=4ebI5N_crRo

Saiba mais sobre a Casa da Mulher Brasileira: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/mulheres/equipamentos/index.php?p=288423