Webinar promovido pela APMP trata de Projeto Lilás e Escuta Ativa
Conversa aconteceu nesta sexta-feira, 09/08, e foi transmitida pelo YouTube
“Projeto Lilás e a Escuta Ativa” foi o tema do webinar que aconteceu nesta sexta-feira, 09/08, organizado pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e transmitido pelo canal do YouTube da entidade de classe. O seminário teve mais de 130 visualizações.
Mariana Pieragnoli Viana, Promotora de Justiça da Capital, foi a mediadora do webinar. A conversa faz parte do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência de gênero. Mariana afirmou que o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra a relevância do tema, já que a violência contra a mulher aumentou nos últimos anos.
As palestras foram conduzidas pelo Promotor de Justiça de Franca Claudio Luis Watanabe Escavassini e pela Promotora de Justiça de São Manuel Vivian Correa de Castro P. Ayres, idealizadora e coordenadora do Projeto Lilás São Manuel.
Segundo Escavassini, o projeto Escuta Ativa está “institucionalizando em Franca e região esse trabalho de combate, buscando acolher a vítima e seus familiares para romperem com o ciclo de violência”. O projeto, que completou 3 anos em março deste ano, começou a tomar forma durante a pandemia, com a criação de canais de comunicação no Instagram e WhatsApp para alcançar as vítimas, orientando e acolhendo essas mulheres.
Vivian Correa de Castro P. Ayres contou que o Projeto Lilás nasceu na comarca de São Manuel, interior de São Paulo, por causa da “necessidade de prestar um serviço que fosse além do processo judicial, das audiências e dos atendimentos feitos na Promotoria”. A ideia surgiu em 2022, a partir daí a Promotora de Justiça redigiu o Projeto Lilás São Manuel, que se tornou um Procedimento Administrativo de Acompanhamento (PAA), voltado especificamente para políticas de combate, enfretamento e prevenção da violência doméstica e familiar na comarca.
Assista ao webinar no link https://www.youtube.com/watch?v=kwSYDrYZqyU